Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por dentro
dos “ODS”

Uma iniciativa global para sanar problemas

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos pela sigla ODS, são uma continuação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODM. Estes foram lançados pela ONU no ano 2000 na Declaração do Milênio, nela as Nações se comprometeram a unir esforços para reduzir a pobreza extrema num prazo de 15 anos através de 8 objetivos.

Agora, as Nações Unidas e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

São 17 metas ambiciosas e interconectadas projetadas para abordar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas no Brasil e no mundo.

Nossa integração com o projeto tem sido muito poderosa

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas em todos os lugares possam desfrutar de paz e prosperidade.

Abaixo encontram-se objetivos os quais a ONU está contribuindo para podermos alcançar a Agenda 2030 no Brasil

Clique nos ícones e conheça a fundo cada uma.

Objetivos3

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Nossa cidade conta com alguns dos projetos presentes no plano de desenvolvimento e a meta é que cumpramos todos eles.

1.Erradicação da Pobreza

Eliminar a escassez de renda e de recursos ao máximo no município, visando implementar medidas e sistemas de proteção social apropriados para todos a nível nacional, incluindo padrões mínimos, e alcançar uma cobertura considerável dos pobres e vulneráveis.  Além de implementar medidas e sistemas de proteção social apropriados para todos ao nível nacional, incluindo padrões mínimos, e alcançar uma cobertura substancial dos pobres e vulneráveis

Saiba mais

2. Fome zero e agricultura sustentável

Acabar com a fome e garantir o acesso de todos, especialmente aqueles em situações de vulnerabilidade, incluindo crianças, a alimentos seguros e nutritivos durante todo o ano para pôr fim a todas as formas de desnutrição.Além disso, assegurar sistemas de produção de alimentos sustentáveis e implementar práticas agrícolas resilientes que aumentem a produtividade da produção, que ajudem a manter os ecossistemas.  

Saiba mais

3. Saúde e bem-estar

Alcançar a cobertura universal de saúde, incluindo proteção contra riscos financeiros, acesso a serviços de saúde, a medicamentos e vacinas seguras e eficazes de qualidade e acessíveis para todos, visando aumentar significativamente o financiamento e desenvolvimento da saúde, a formação e retenção de profissionais da área da saúde.

Saiba mais

4. Educação de qualidade

Assegurar a todos os cidadãos, acesso às etapas escolares, gratuitas e de qualidade, sejam-nas: desenvolvimento na primeira infância, educação primária acessível, ensino secundário equitativo e educação técnica, incluindo universidade, de modo que jovens e adultos possuam competências relevantes, incluindo habilidades técnicas e vocacionais, para atuação empreendedora, no mercado de trabalho ou de outro objetivo profissional.

Saiba mais

5. Igualdade de Gênero

Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, em toda parte, além de eliminar qualquer forma de violência contra elas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos. Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Saiba mais

6.Água potável e saneamento

Garantir a disponibilidade e gerenciamento sustentável da água e saneamento para todos, além do acesso à água de qualidade e higiene adequadas e equitativas para todos. Conter a poluição, os aterros e minimizar descartes de produtos perigosos e resíduos, reduzir pela metade as águas residuais não tratadas e aumentar drasticamente a reciclagem e a reutilização segura.

Saiba mais

7. Energia limpa e acessível

Garantir o acesso universal, confiável, moderno e acessível à energia, aumentar significativamente a participação das energias renováveis, desenvolver infraestrutura e modernizar para fornecer serviços modernos de energia, além de fortalecer parcerias para facilitar a pesquisa e tecnologias em energias, incluindo energias renováveis, eficiência energética, avanços e mais combustíveis limpos, combustíveis fósseis e investimentos em infraestrutura e tecnologia energética.

Saiba mais

8. Trabalho decente e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos através de políticas e diretrizes que criem empregos, renda, crédito e apoiem o trabalho urbano e rural, visando atingir níveis mais elevados de produtividade na economia por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive com foco em setores de alto valor agregado e de mão de obra intensiva.

Saiba mais

9. Indústria, inovação e infraestrutura

Regulamentar negócios relacionados às atividades de secretariado (feiras de produtores, mercados, comércio, etc.), construir infraestrutura resiliente e promover a industrialização inclusiva, sustentável e da inovação agrícola, promover a industrialização inclusiva e sustentável, aumentar significativamente a participação da indústria no setor de emprego e no PIB visando promover o desenvolvimento de infraestrutura sustentável, aumentando o financiamento, a tecnologia e o suporte técnico.

Saiba mais

10. Redução das desigualdades

Alcançar e manter progressivamente o crescimento da renda da população mais pobre a uma taxa acima da média regional, capacitar e promover a inclusão social, econômica e para todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição, além de adotar políticas, incluindo políticas fiscais, salariais e de proteção para o alcance gradual da igualdade.

Saiba mais

11. Cidades e comunidades sustentáveis

Garantir o acesso para todos a habitação segura, adequada, acessível, além do acesso a serviços básicos, fornecer acesso para todos a sistemas de transporte seguros, sustentáveis e acessíveis, melhorando a segurança através da expansão do transporte público, com foco as necessidades de cidadãos em situação de vulnerabilidade (mulheres, crianças, pessoas com deficiência, entre outros) visando uma urbanização inclusiva, tornando, assim, a cidade mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável.

Saiba mais

12. Consumo e produção responsáveis

Garantir padrões sustentáveis de produção e consumo, permitindo a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, reduzindo o desperdício de alimentos nos níveis de varejo, consumidor e da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização. Além disso, reduzir as perdas de alimentos nas cadeias produtivas e de fornecimento, incluindo perdas pós-colheita, estimular empresas a adotarem práticas sustentáveis e incorporarem informações de sustentabilidade em seus ciclos de relatórios.

Saiba mais

13. Ação contra a mudança global do clima

Tomar medidas urgentes para lidar com as mudanças climáticas e seus impactos, fortalecer a resistência e a adaptação aos riscos e desastres naturais relacionados ao clima, integrar medidas de mudanças climáticas nas políticas, além de adotar estratégias para aumentar a conscientização sobre os quadros humanos e institucionais de adaptação, redução de impacto e capacidade.

Saiba mais

14. Vida na água

Conservar e incentivar o uso racional dos oceanos e recursos marinhos que promovem o desenvolvimento sustentável, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente de atividades terrestres, incluindo lixo marinho e poluição por nutrientes. Minimizar e abordar os impactos da acidificação dos oceanos, inclusive por meio da gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo.

Saiba mais

15. Vida terrestre

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combater a desertificação, reverter a degradação da terra, conter a perda de biodiversidade e garantir a proteção, restauração dos ecossistemas terrestres e da água doce interior, além de seus serviços e do uso sustentável. Tomar medidas urgentes e ações significativas para reduzir a degradação dos habitats, deter a perda de biodiversidade, proteger e prevenir a extinção de espécies ameaçadas.

Saiba mais

16. Paz, justiça e instituições eficazes

Construir sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos, construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis e reduzir significativamente todas as formas de violência e mortalidade, visando acabar com o abuso, a exploração, o tráfico e qualquer forma de violência.

Saiba mais

17. Parcerias e meios de implementação

Fortalecer os meios de implementação, revigorando a cooperação para o desenvolvimento sustentável, aumentando a coerência das políticas de desenvolvimento sustentável, incentivando e promovendo parcerias públicas, público-privadas e da sociedade civil eficazes, com base em acordos empíricos sobre estratégias de mobilização de recursos em áreas como finanças, tecnologia, capacitação, comércio, entre outras.

Saiba mais

Clique nos ícones e conheça a fundo cada uma.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Nossa cidade conta com alguns dos projetos presentes no plano de desenvolvimento e a meta é para que cumpramos todos eles.

1.Erradicação da Pobreza

Eliminar a escassez de renda e de recursos ao máximo no município, visando implementar medidas e sistemas de proteção social apropriados para todos a nível nacional, incluindo padrões mínimos, e alcançar uma cobertura considerável dos pobres e vulneráveis. Além de implementar medidas e sistemas de proteção social apropriados para todos ao nível nacional, incluindo padrões mínimos, e alcançar uma cobertura substancial dos pobres e vulneráveis

Saiba mais

2. Fome zero e agricultura sustentável

Acabar com a fome e garantir o acesso de todos, especialmente aqueles em situações de vulnerabilidade, incluindo crianças, a alimentos seguros e nutritivos durante todo o ano para pôr fim a todas as formas de desnutrição. Além disso, assegurar sistemas de produção de alimentos sustentáveis e implementar práticas agrícolas resilientes que aumentem a produtividade da produção, que ajudem a manter os ecossistemas.

Saiba mais

3. Saúde e bem-estar

Alcançar a cobertura universal de saúde, incluindo proteção contra riscos financeiros, acesso a serviços de saúde, a medicamentos e vacinas seguras e eficazes de qualidade e acessíveis para todos, visando aumentar significativamente o financiamento e desenvolvimento da saúde, a formação e retenção de profissionais da área da saúde.

Saiba mais

4. Educação de qualidade

Assegurar a todos os cidadãos, acesso às etapas escolares, gratuitas e de qualidade, sejam-nas: desenvolvimento na primeira infância, educação primária acessível, ensino secundário equitativo e educação técnica, incluindo universidade, de modo que jovens e adultos possuam competências relevantes, incluindo habilidades técnicas e vocacionais, para atuação empreendedora, no mercado de trabalho ou de outro objetivo profissional.

Saiba mais

5. Igualdade de Gênero

Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, em toda parte, além de eliminar qualquer forma de violência contra elas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos. Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Saiba mais

6.Água potável e saneamento

Garantir a disponibilidade e gerenciamento sustentável da água e saneamento para todos, além do acesso à água de qualidade e higiene adequadas e equitativas para todos. Conter a poluição, os aterros e minimizar descartes de produtos perigosos e resíduos, reduzir pela metade as águas residuais não tratadas e aumentar drasticamente a reciclagem e a reutilização segura.

Saiba mais

7. Energia limpa e acessível

Garantir o acesso universal, confiável, moderno e acessível à energia, aumentar significativamente a participação das energias renováveis, desenvolver infraestrutura e modernizar para fornecer serviços modernos de energia, além de fortalecer parcerias para facilitar a pesquisa e tecnologias em energias, incluindo energias renováveis, eficiência energética, avanços e mais combustíveis limpos, combustíveis fósseis e investimentos em infraestrutura e tecnologia energética.

Saiba mais

8. Trabalho decente e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos através de políticas e diretrizes que criem empregos, renda, crédito e apoiem o trabalho urbano e rural, visando atingir níveis mais elevados de produtividade na economia por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive com foco em setores de alto valor agregado e de mão de obra intensiva.

Saiba mais

9. Indústria, inovação e infraestrutura

Regulamentar negócios relacionados às atividades de secretariado (feiras de produtores, mercados, comércio, etc.), construir infraestrutura resiliente e promover a industrialização inclusiva, sustentável e da inovação agrícola, promover a industrialização inclusiva e sustentável, aumentar significativamente a participação da indústria no setor de emprego e no PIB visando promover o desenvolvimento de infraestrutura sustentável, aumentando o financiamento, a tecnologia e o suporte técnico.

Saiba mais

10. Redução das desigualdades

Alcançar e manter progressivamente o crescimento da renda da população mais pobre a uma taxa acima da média regional, capacitar e promover a inclusão social, econômica e para todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição, além de adotar políticas, incluindo políticas fiscais, salariais e de proteção para o alcance gradual da igualdade.

Saiba mais

11. Cidades e comunidades sustentáveis

Garantir o acesso para todos a habitação segura, adequada, acessível, além do acesso a serviços básicos, fornecer acesso para todos a sistemas de transporte seguros, sustentáveis e acessíveis, melhorando a segurança através da expansão do transporte público, com foco as necessidades de cidadãos em situação de vulnerabilidade (mulheres, crianças, pessoas com deficiência, entre outros) visando uma urbanização inclusiva, tornando, assim, a cidade mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável.

Saiba mais

12. Consumo e produção responsáveis

Garantir padrões sustentáveis de produção e consumo, permitindo a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, reduzindo o desperdício de alimentos nos níveis de varejo, consumidor e da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização. Além disso, reduzir as perdas de alimentos nas cadeias produtivas e de fornecimento, incluindo perdas pós-colheita, estimular empresas a adotarem práticas sustentáveis e incorporarem informações de sustentabilidade em seus ciclos de relatórios.

Saiba mais

13. Ação contra a mudança global do clima

Tomar medidas urgentes para lidar com as mudanças climáticas e seus impactos, fortalecer a resistência e a adaptação aos riscos e desastres naturais relacionados ao clima, integrar medidas de mudanças climáticas nas políticas, além de adotar estratégias para aumentar a conscientização sobre os quadros humanos e institucionais de adaptação, redução de impacto e capacidade.

Saiba mais

14. Vida na água

Conservar e incentivar o uso racional dos oceanos e recursos marinhos que promovem o desenvolvimento sustentável, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente de atividades terrestres, incluindo lixo marinho e poluição por nutrientes. Minimizar e abordar os impactos da acidificação dos oceanos, inclusive por meio da gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo.

Saiba mais

15. Vida terrestre

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combater a desertificação, reverter a degradação da terra, conter a perda de biodiversidade e garantir a proteção, restauração dos ecossistemas terrestres e da água doce interior, além de seus serviços e do uso sustentável. Tomar medidas urgentes e ações significativas para reduzir a degradação dos habitats,

deter a perda de biodiversidade, proteger e prevenir a extinção de espécies ameaçadas.

Saiba mais

16. Paz, justiça e instituições eficazes

Construir sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos, construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis e reduzir significativamente todas as formas de violência e mortalidade, visando acabar com o abuso, a exploração, o tráfico e qualquer forma de violência.

Saiba mais

17. Parcerias e meios de implementação

Fortalecer os meios de implementação, revigorando a cooperação para o desenvolvimento sustentável, aumentando a coerência das políticas de desenvolvimento sustentável, incentivando e promovendo parcerias públicas, público-privadas e da sociedade civil eficazes, com base em acordos empíricos sobre estratégias de mobilização de recursos em áreas como finanças, tecnologia, capacitação, comércio, entre outras.

Saiba mais

Clique nos ícones e conheça a fundo cada uma.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Nossa cidade conta com alguns dos projetos presentes no plano de desenvolvimento e a meta é para que cumpramos todos eles.

1.Erradicação da Pobreza

Eliminar a escassez de renda e de recursos ao máximo no município, visando implementar medidas e sistemas de proteção social apropriados para todos a nível nacional, incluindo padrões mínimos, e alcançar uma cobertura considerável dos pobres e vulneráveis. Além de implementar medidas e sistemas de proteção social apropriados para todos ao nível nacional, incluindo padrões mínimos, e alcançar uma cobertura substancial dos pobres e vulneráveis

Saiba mais

2. Fome zero e agricultura sustentável

Acabar com a fome e garantir o acesso de todos, especialmente aqueles em situações de vulnerabilidade, incluindo crianças, a alimentos seguros e nutritivos durante todo o ano para pôr fim a todas as formas de desnutrição. Além disso, assegurar sistemas de produção de alimentos sustentáveis e implementar práticas agrícolas resilientes que aumentem a produtividade da produção, que ajudem a manter os ecossistemas.

Saiba mais

3. Saúde e bem-estar

Alcançar a cobertura universal de saúde, incluindo proteção contra riscos financeiros, acesso a serviços de saúde, a medicamentos e vacinas seguras e eficazes de qualidade e acessíveis para todos, visando aumentar significativamente o financiamento e desenvolvimento da saúde, a formação e retenção de profissionais da área da saúde.

Saiba mais

4. Educação de qualidade

Assegurar a todos os cidadãos, acesso às etapas escolares, gratuitas e de qualidade, sejam-nas: desenvolvimento na primeira infância, educação primária acessível, ensino secundário equitativo e educação técnica, incluindo universidade, de modo que jovens e adultos possuam competências relevantes, incluindo habilidades técnicas e vocacionais, para atuação empreendedora, no mercado de trabalho ou de outro objetivo profissional.

Saiba mais

5. Igualdade de Gênero

Acabar com todas as formas de discriminação contra todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino, em toda parte, além de eliminar qualquer forma de violência contra elas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos. Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

Saiba mais

6.Água potável e saneamento

Garantir a disponibilidade e gerenciamento sustentável da água e saneamento para todos, além do acesso à água de qualidade e higiene adequadas e equitativas para todos. Conter a poluição, os aterros e minimizar descartes de produtos perigosos e resíduos, reduzir pela metade as águas residuais não tratadas e aumentar drasticamente a reciclagem e a reutilização segura.

Saiba mais

7. Energia limpa e acessível

Garantir o acesso universal, confiável, moderno e acessível à energia, aumentar significativamente a participação das energias renováveis, desenvolver infraestrutura e modernizar para fornecer serviços modernos de energia, além de fortalecer parcerias para facilitar a pesquisa e tecnologias em energias, incluindo energias renováveis, eficiência energética, avanços e mais combustíveis limpos, combustíveis fósseis e investimentos em infraestrutura e tecnologia energética.

Saiba mais

8. Trabalho decente e crescimento econômico

Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos através de políticas e diretrizes que criem empregos, renda, crédito e apoiem o trabalho urbano e rural, visando atingir níveis mais elevados de produtividade na economia por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive com foco em setores de alto valor agregado e de mão de obra intensiva.

Saiba mais

9. Indústria, inovação e infraestrutura

Regulamentar negócios relacionados às atividades de secretariado (feiras de produtores, mercados, comércio, etc.), construir infraestrutura resiliente e promover a industrialização inclusiva, sustentável e da inovação agrícola, promover a industrialização inclusiva e sustentável, aumentar significativamente a participação da indústria no setor de emprego e no PIB visando promover o desenvolvimento de infraestrutura sustentável, aumentando o financiamento, a tecnologia e o suporte técnico.

Saiba mais

10. Redução das desigualdades

Alcançar e manter progressivamente o crescimento da renda da população mais pobre a uma taxa acima da média regional, capacitar e promover a inclusão social, econômica e para todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, situação econômica ou outra condição, além de adotar políticas, incluindo políticas fiscais, salariais e de proteção para o alcance gradual da igualdade.

Saiba mais

11. Cidades e comunidades sustentáveis

Garantir o acesso para todos a habitação segura, adequada, acessível, além do acesso a serviços básicos, fornecer acesso para todos a sistemas de transporte seguros, sustentáveis e acessíveis, melhorando a segurança através da expansão do transporte público, com foco as necessidades de cidadãos em situação de vulnerabilidade (mulheres, crianças, pessoas com deficiência, entre outros) visando uma urbanização inclusiva, tornando, assim, a cidade mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável.

Saiba mais

12. Consumo e produção responsáveis

Garantir padrões sustentáveis de produção e consumo, permitindo a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, reduzindo o desperdício de alimentos nos níveis de varejo, consumidor e da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização. Além disso, reduzir as perdas de alimentos nas cadeias produtivas e de fornecimento, incluindo perdas pós-colheita, estimular empresas a adotarem práticas sustentáveis e incorporarem informações de sustentabilidade em seus ciclos de relatórios.

Saiba mais

13. Ação contra a mudança global do clima

Tomar medidas urgentes para lidar com as mudanças climáticas e seus impactos, fortalecer a resistência e a adaptação aos riscos e desastres naturais relacionados ao clima, integrar medidas de mudanças climáticas nas políticas, além de adotar estratégias para aumentar a conscientização sobre os quadros humanos e institucionais de adaptação, redução de impacto e capacidade.

Saiba mais

14. Vida na água

Conservar e incentivar o uso racional dos oceanos e recursos marinhos que promovem o desenvolvimento sustentável, prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente de atividades terrestres, incluindo lixo marinho e poluição por nutrientes. Minimizar e abordar os impactos da acidificação dos oceanos, inclusive por meio da gestão sustentável da pesca, aquicultura e turismo.

Saiba mais

15. Vida terrestre

Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combater a desertificação, reverter a degradação da terra, conter a perda de biodiversidade e garantir a proteção, restauração dos ecossistemas terrestres e da água doce interior, além de seus serviços e do uso sustentável. Tomar medidas urgentes e ações significativas para reduzir a degradação dos habitats, deter a perda de biodiversidade, proteger e prevenir a extinção de espécies ameaçadas.

Saiba mais

16. Paz, justiça e instituições eficazes

Construir sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar acesso à justiça para todos, construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis e reduzir significativamente todas as formas de violência e mortalidade, visando acabar com o abuso, a exploração, o tráfico e qualquer forma de violência.

Saiba mais

17. Parcerias e meios de implementação

Fortalecer os meios de implementação, revigorando a cooperação para o desenvolvimento sustentável, aumentando a coerência das políticas de desenvolvimento sustentável,

incentivando e promovendo parcerias públicas, público-privadas e da sociedade civil eficazes, com base em acordos empíricos sobre estratégias de mobilização de recursos em áreas como finanças, tecnologia, capacitação, comércio, entre outras.

Saiba mais